Estrutura de URL: práticas recomendadas para URLs amigáveis ​​para SEO

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O que é um URL?

Um Uniform Resource Locator (URL) é o endereço da web que digitamos em um navegador para acessar uma página da web.

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Exemplo do nosso URL nos resultados de pesquisa do Google

URLs da Web também são chamados de links. Muitas pessoas clicarão em um link para acessar seu site diretamente. Então, importa qual é o URL da página? Sim! A aparência do seu link é importante. Um URL é um endereço na internet. É composto por um protocolo, nome de domínio e um caminho.

O protocolo é como o navegador obtém as informações sobre essa página, seja http:// ou https:// (“s” significa seguro).
O subdomínio é a parte do domínio que vem antes do domínio “raiz” principal. Você pode criar vários subdomínios, mas eles são essencialmente sites diferentes, então você não quer ter muitos subdomínios, a menos que você realmente precise deles.

Os subdomínios são criados para organizar o conteúdo do seu site. Você pode usar qualquer sequência de caracteres para um subdomínio, não apenas www. O nome de domínio é o endereço exclusivo onde um site está localizado. O domínio de primeiro nível (TLD) é, por exemplo, com.br, com, org, net, entre diversos outros. O caminho refere-se à localização exata de uma página, postagem ou arquivo.

As estruturas de URL podem ser diferentes

Nem todos os sites usam a mesma estrutura de URL. E tudo bem. A estrutura de URL de um site depende das necessidades exclusivas do site.

Por exemplo, o URL de um site internacional provavelmente será estruturado para vários idiomas ou locais. As estruturas de URL para um site de blog podem ser diferentes de um site de comércio eletrônico ou de associação. E a estrutura de URL de um site do governo provavelmente será diferente de uma rede social.

Dependendo da finalidade do site, as estruturas de URL variam, mas não importa qual estrutura seja escolhida, as práticas recomendadas básicas ainda se aplicam para manter uma estrutura de URL adequada.

Por que a estrutura de URL é importante para SEO?

Os URLs são a organização do conteúdo do seu site. Eles são o link entre seu conteúdo e um usuário. A estrutura do URL é importante por estes dois motivos principais:

estrutura de URL

1. Experiência do usuário

Uma ótima experiência do usuário é o fator mais importante quando se trata de SEO.

Melhore a experiência do usuário usando uma estrutura lógica de URL com hierarquias de página. O conteúdo organizado intuitivamente torna seu site mais fácil de navegar para os humanos.

Você deve tornar seu site o mais fácil de navegar possível, para que as pessoas possam navegar pelo site com confiança, sem confusão.

Além de estruturar seus URLs com organização lógica, use URLs amigáveis ​​para SEO. URLs simples, fáceis de ler e que incluem palavras-chave que descrevem o conteúdo de uma página da web são amigáveis ​​para SEO.

Por exemplo, se você estiver procurando informações sobre panquecas, um URL como https://pt.wikipedia.org/wiki/Panqueca o ajudará a decidir clicar nesse link. Um URL como https://www.exemplo.com.br/index.php?id_wca=470&clcp27sap não explica claramente sobre o que é a página de destino e não é amigável.

URLs simples fornecem a melhor experiência do usuário. Otimize URLs com palavras-chave descritivas que forneçam uma compreensão clara do conteúdo da página.

Você deve otimizar seus URLs porque isso ajuda os mecanismos de pesquisa a fornecer resultados relevantes aos pesquisadores e, assim, os pesquisadores sabem exatamente o que verão se clicarem no link.

2. PageRank

As estruturas de URL informam ao Google sobre quais são as diferentes páginas do site e como elas se relacionam entre si. Links internos (links para páginas em seu site) também ajudam nisso.

Ao otimizar seus URLs para as pessoas, você também torna mais fácil para os bots de mecanismos de pesquisa rastrearem e indexarem seu site para fornecer conteúdo relevante aos pesquisadores.

URLs são um fator de classificação no Google.

Isso significa que as estruturas de URL otimizadas promovem o Google PageRank (PR). PageRank é a maneira como o Google mede o valor de uma página da web e sua relevância para uma consulta de pesquisa.

Os domínios raiz geralmente têm mais PageRank e, embora o uso de palavras-chave em suas páginas raiz possa melhorar seus rankings, você não quer confiar apenas em palavras-chave de URL para classificar. Evite encher URLs com todas as palavras-chave e inclua apenas o que for útil. URLs amigáveis ​​para SEO aumentam a probabilidade de o link ser clicado e isso também pode aumentar seu PageRank.

Depois que seu site for publicado e sempre que você editar o URL da página, (re)envie seu mapa do site no Google Search Console. Você deve enviar seu mapa do site para que os mecanismos de pesquisa rastreiem e indexem imediatamente suas páginas para manter as SERPS (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa) atualizadas com seu site.

12 melhores práticas de SEO para URLs

1. Siga uma boa estrutura de URL

A hierarquia de URL é essencial para descobrir antes de começar a construir seu site. Não há regra definida para a melhor estrutura de URL absoluta. E os URLs podem ser diferentes dependendo da finalidade do site.
Mas uma estrutura de URL que seja simples, lógica, fácil de lembrar e transmita significado com as palavras usadas é considerada a melhor.

Torne sua estrutura de URL intuitiva para que usuários e mecanismos de pesquisa possam entender de maneira rápida e fácil as conexões entre as diferentes páginas do seu site. Depois que sua estrutura de URL estiver pronta, é bastante simples escolher as palavras-chave de URL corretas para cada página.

2. Use o protocolo HTTPS

HTTPS é a versão segura do protocolo HTTP. Uma Secure Sockets Layer (SSL) criptografa a comunicação entre seu navegador e um site, portanto, mesmo que os hackers consigam interceptar os dados, eles não poderão lê-los.

O HTTPS torna seu site mais confiável porque inspira confiança nos usuários – eles se sentem mais seguros ao fazer uma compra com as informações do cartão de crédito, endereço e número de telefone.

Não sei você, mas geralmente as pessoas não compram em um site que não seja seguro. Se o seu site for apenas HTTP, você provavelmente está perdendo negócios em potencial de usuários experientes em tecnologia.

HTTPS também é um sinal de classificação do Google e prefere sites com SSL. No navegador Chrome, o ícone de cadeado na barra de URL indica se aquele site tem uma conexão segura ou não. Clique no ícone para obter mais detalhes sobre a conexão.

3. Oculte o prefixo www

O prefixo www usado para evitar confusão porque é muito óbvio que significa um domínio de site. Mas hoje em dia não é necessário incluí-lo.

E se você incluí-lo, parece antiquado, demora mais para digitar e ocupa mais espaço na barra de endereços. Na verdade, o navegador Chrome oculta WWW e HTTPS:// em sua barra de endereços porque a informação não é tão importante para exibir, pois eles têm o indicador de ícone de cadeado seguro. Se você quiser vê-lo, basta clicar duas vezes dentro da barra de endereços, ele ainda está lá.

4. Edite o URL da página para ser relevante

Quando você publica uma página em seu site, ela deve ter um propósito claro. Não use números gerados aleatoriamente que sejam confusos e não tenham relevância.

Personalize os URLs da página do seu site para que sejam descritivos do conteúdo da página. Isso melhora a experiência do usuário e pode aumentar as taxas de cliques.

5. Mantenha-o curto e simples

A maioria dos URLs usa automaticamente o título da página ou do post como o URL padrão, mas às vezes o título pode ser uma sequência de caracteres desnecessariamente longa para o URL. Quanto menor o URL, melhor – URLs curtos tendem a ter uma classificação mais alta também.

6. Use palavras-chave significativas

Use 1-2 palavras-chave em seu URL que sejam relevantes e diga ao Google para que a página deve aparecer nos resultados de pesquisa. Não encha seu URL com mais do que isso, porque pode parecer spam. Use uma palavra-chave que esteja no título da página ou post.

Além do URL, você também deseja adicionar essas palavras-chave à meta descrição da sua página porque o Google coloca essas palavras em negrito nos resultados da pesquisa e isso faz com que sua página se destaque mais.

7. Use hífens para separar palavras

URLs não usam espaços para separar palavras. Não use sublinhados também.

As melhores práticas de SEO usam hifens entre as palavras porque isso informa ao Google e aos usuários onde estão as quebras entre as palavras e são muito mais fáceis de ler do que todas as palavras juntas.

Aqui está um exemplo da diferença que os hifens fazem:
elementodigital.com.br/praticas-para-urls-amigaveis
elementodigital.com.br/praticasparaurlsamigaveis

8. Elimine as palavras de parada

Parar palavras (o, e, ou, de, um, uns, para, etc.) não precisam estar em seu URL. Remova essas palavras do seu URL sempre que possível para torná-lo mais curto e mais legível. 

9. Use letras minúsculas

Os URLs diferenciam maiúsculas de minúsculas para tudo após o nome do domínio. Isso significa que ElementoDigital.com.br ainda o levará para elementodigital.com.br, mas elementodigital.com.br/Contato o levará a uma página 404 em vez de nossa página de contato.

Sempre use letras minúsculas para seus URLs e, se você usar maiúsculas, atualize seus links e redirecione para os novos.

O WordPress usa automaticamente como padrão o uso de letras minúsculas, portanto, se essa for a plataforma do seu site, você não precisa se preocupar com a diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.

10. Redirecione URLs antigos

É provável que você faça alterações em seu site ao longo do tempo e possa escolher uma estrutura de URL e decidir alterá-la posteriormente para melhorar a usabilidade. Nesse caso, é uma prática recomendada e recomendável adicionar redirecionamentos permanentes.

Os redirecionamentos garantem que não haja links quebrados para pessoas e bots.

Sempre que você editar ou alterar um URL, adicione um redirecionamento 301 para que, se alguém clicar no URL antigo, ele seja direcionado automaticamente para o novo URL e não veja uma página de erro 404 quebrada.

No entanto, evite muitos redirecionamentos, pois eles podem deixar seu site mais lento. Um ou dois redirecionamentos é bom, mas é uma prática recomendada tornar a página acessível sem nenhum loop de redirecionamento. É por isso que é tão importante escolher uma boa estrutura de URL já no início de seu novo site – para evitar redirecionamentos!

11. Remova as datas das postagens do blog

A remoção de datas de postagem do URL da postagem do blog mantém o conteúdo relevante para os pesquisadores porque as pessoas sempre desejam o conteúdo mais atualizado. URLs sem datas podem melhorar as taxas de cliques dos mecanismos de pesquisa e ajudar a classificar o conteúdo por anos.

A menos que a postagem esteja relacionada a um evento ou dia específico, não há necessidade de formatar suas postagens com a data, e isso pode levar a uma queda na taxa de cliques, porque é menos provável que as pessoas queiram ler uma postagem desatualizada de 2018 do que uma fonte atual.

Ele também permite conteúdo permanente para que você possa voltar e atualizar postagens de alto desempenho com novo conteúdo e, em seguida, republicar a postagem com uma nova data, sem precisar redirecionar a URL antiga. Atualizar e republicar conteúdo antigo é uma forte estratégia de SEO.

Mas no geral, é melhor remover a data de postagem para uma boa experiência do usuário! Não incluir a data de postagem torna o URL mais fácil de navegar para os usuários.

12. Soletrar números (às vezes)

Os números podem causar alguma confusão, mas nem sempre. Se o nome da sua empresa tiver um número nele e no domínio raiz, tome precauções e compre também a versão escrita do nome de domínio.

Em seguida, redirecione-o para o domínio primário. Dessa forma, se alguém estiver confuso ou simplesmente não souber a ortografia, eles garantirão que acabem no seu site.

Por exemplo, oitentaeoito.com.br redireciona para seu domínio https://www.88.com.br.

Obviamente, se o número em questão for um ano ou data específica, use os números e não o soletre. Na maioria das vezes, quanto maior o número, mais provável é que seja um número real como 47, em vez de soletrar quarenta e sete. Você entendeu?

O uso de números em sua URL depende da situação. Apenas certifique-se de pesar os fatores e decidir se é melhor incluí-los ou excluí-los e soletrá-los ou não.

URLs amigáveis ​​para SEO

Os URLs são os blocos de construção do seu site e, quando otimizados, podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site. URLs limpos têm melhor desempenho na pesquisa, parecem mais confiáveis ​​e facilitam o compartilhamento.

Esperamos que essas práticas recomendadas ajudem você com os URLs do seu site. Deixe-nos saber se você tiver alguma dúvida. Precisa de ajuda com seu site? Entre em contato conosco e vamos bater um papo.

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