Se você está apenas começando com marketing de conteúdo ou reavaliando sua estratégia atual, você precisa do plano certo para obter resultados. Mesmo se você tiver uma estratégia de conteúdo eficaz, deve revisitá-la com frequência para garantir que esteja atualizada e envolvente para seu público crescente. 

Com o passar do tempo, pode ser um desafio manter suas ideias de conteúdo atualizadas, e é aí que um plano de marketing de conteúdo bem planejado ajudará. Vamos discutir dez estratégias simples para ajudar sua empresa a fornecer conteúdo atraente para atender às suas expectativas de marketing e gerar resultados. 

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo? 

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O conteúdo ainda é rei no mundo dos negócios e ter uma estratégia de conteúdo eficaz é a chave para o seu crescimento e sucesso. O termo estratégia de conteúdo refere-se a um plano no qual você usa o conteúdo para atingir seus objetivos de negócios. O plano de estratégia de conteúdo médio de hoje inclui uma combinação de conteúdo de áudio, visual e escrito. Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida funciona para atrair seu público-alvo e mantê-los engajados à medida que avançam em seu funil de vendas. 

A estratégia de conteúdo mais eficaz para o seu negócio depende muito dos seus objetivos. Quer aumentar o conhecimento da marca? Você está tentando comercializar um novo produto? Como você pode aprimorar seu processo de vendas e aumentar as conversões? O objetivo da sua estratégia de conteúdo é o fator determinante no tipo de estratégia que você deve escolher e como implementá-la de forma eficaz. 

Com a maioria das empresas investindo em marketing de conteúdo hoje, é vital desenvolver uma boa estratégia de conteúdo para ter sucesso em setores cada vez mais competitivos. Então, como você cria o plano certo para atingir suas metas e expandir seus negócios? 

Como criar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo

Contratar uma empresa de marketing digital confiável é a melhor forma de ver os resultados que você espera da sua estratégia de conteúdo. Ainda assim, há algumas coisas que você precisa considerar antes de agendar sua reunião inicial. Aqui estão algumas perguntas que sua equipe de marketing digital deseja discutir antes de criar seu plano. 

  • Quem é seu público alvo? Quem estará consumindo seu conteúdo? 
  • Que problemas você estará resolvendo para o seu público? 
  • O que faz o seu negócio se destacar dos outros no setor? Por que os clientes devem escolher você em vez da concorrência? 
  • Quais tipos de conteúdo seu público-alvo consome? 
  • Quais canais você usará para fornecer conteúdo? 
  • Como você vai gerenciar seu conteúdo? Quem o publicará? Quando será entregue ao seu público?


     

10 estratégias para marketing de conteúdo bem-sucedido

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A estratégia de conteúdo certa ajudará sua empresa a aumentar o tráfego do site, gerar reconhecimento da marca e obter novos leads. Muitas empresas percebem que suas vendas disparam com o plano de marketing certo. Aqui estão algumas estratégias que levarão sua empresa ao próximo nível:

1. Estabeleça metas claras

Todo plano de marketing de conteúdo bem-sucedido começa com um conjunto claro de metas. Isso permite que você se concentre no que é importante e elimine o que não é. Para definir seus objetivos, pense por que você está desenvolvendo um plano de marketing? Por que você quer produzir conteúdo? O que você está procurando realizar? Definir claramente seus objetivos permite que você determine o que é melhor e obtenha sucesso com sua estratégia. 

Alguns exemplos de metas específicas de estratégia de conteúdo incluem:

  • Aumentando a receita
  • Estabelecendo leads de alta qualidade
  • Aumentar o tráfego do site
  • Ganhar influência e autoridade online
  • Sucesso de SEO
  • Aumentando o conhecimento da marca
  • Criando engajamento nas redes sociais


2. Conheça seu público

Além de seus objetivos, você precisa definir claramente seu público-alvo. No marketing, seu público-alvo é chamado de buyer persona (personagem fictício que abrange as várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento observados na sua carteira de clientes). Conhecer seu público também fornecerá informações sobre a produção de conteúdo que seus clientes provavelmente consumirão. Isso permite que você crie um conteúdo valioso que converte. 

Você pode entender melhor seu público seguindo os seguintes passos:

  • Colete dados demográficos sobre seus visitantes, assinantes de e-mail, seguidores de mídia social e clientes. Você pode usar análises para coletar informações demográficas importantes, como idade, sexo, educação, renda e principais interesses. 
  • Peça feedback do cliente. Os clientes atuais podem fornecer informações sobre suas necessidades e prioridades. Você também aprenderá mais sobre onde seus clientes consomem conteúdo e que tipo de conteúdo eles normalmente gostam. 
  • Crie personas de comprador . Usando os dados demográficos e o feedback do cliente que você coleta, você pode criar suas personas de comprador. Isso permitirá que você crie o conteúdo mais atraente.

3. Estabeleça seus principais indicadores de desempenho

Os principais indicadores de desempenho permitem medir seu progresso. Para identificar seus KPIs, você precisará tornar suas metas mensuráveis. Estabelecer seus KPIs ajudará você a criar marcos que permitem saber quando seus objetivos são alcançados. Pense no que você deseja realizar em vendas, tráfego do site, SEO, receita, seguidores nas mídias sociais e reconhecimento da marca. 

Aqui estão alguns exemplos de KPIs típicos:

  • Atingir uma meta de receita no primeiro trimestre do ano
  • Reúna mais inscrições usando iscas digitais qualificadas
  • Colete um certo número de novos assinantes de e-mail
  • Veja um aumento no engajamento em seu site
  • Melhore sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa
  • Alcance um certo número de seguidores em suas plataformas de mídia social

4. Qualidade acima da quantidade

Outra maneira de garantir o sucesso do marketing de conteúdo é focar na qualidade em detrimento da quantidade. Um dos maiores erros que as empresas cometem em seus planos de marketing é enviar centenas de postagens todas as semanas sem valor. Em vez de focar no volume de conteúdo que você entrega, concentre-se na qualidade de suas postagens. 

Um conteúdo valioso requer uma quantidade significativa de pesquisa e trabalho de preparação para ser eficaz. Pesquise o que já existe antes de começar a criar seu conteúdo. Concentre-se em tópicos importantes, palavras-chave de alto escalão e conteúdo original. Certifique-se de que seu tom reflita a personalidade da sua marca. Por exemplo, se sua marca for super profissional, use uma linguagem formal. 

5. Use Visuais

O leitor médio de hoje gasta alguns segundos fugazes decidindo se seu conteúdo vale a pena. Com os leitores tendo um período de atenção tão curto e conteúdo de vídeo em todos os lugares, é vital usar recursos visuais em todo o conteúdo publicado. Infográficos, imagens de qualidade e vídeos ajudam a dividir seu conteúdo e manter os leitores engajados. Os recursos visuais também ajudam a otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa. Portanto, usar recursos visuais em todo o seu conteúdo é uma vitória para todos! 

6. Entenda quais canais de conteúdo funcionam para o seu setor

Ao planejar sua estratégia de marketing, você precisará descobrir onde seu público passa a maior parte do tempo. Comece observando onde você já tem uma presença online de sucesso. Concentre-se no que está funcionando e expanda a partir daí. Isso ajudará a economizar tempo e aumentar a eficácia de sua estratégia. 

Uma equipe de marketing digital de qualidade também analisará sua análise da web. Isso mostrará onde o conteúdo está sendo mais compartilhado nas mídias sociais. As ferramentas de análise de conteúdo de terceiros também podem ajudar a analisar seus dados de mídia social para fornecer informações sobre quais plataformas de mídia social envolvem mais seu público e o tipo e duração do conteúdo que normalmente consomem. Com as informações coletadas das análises, você pode escolher os melhores canais para atingir seu público e obter o máximo de engajamento das mídias sociais. 

7. Use um calendário de conteúdo

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Outro elemento essencial de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida é saber quando postar seu conteúdo. Usar um calendário de conteúdo é uma ótima maneira de se manter organizado e no caminho certo, e você saberá exatamente quando publicar seu conteúdo em cada plataforma e o que postar. 

Você pode usar seu Google Agenda gratuito para inserir datas com conteúdo e definir lembretes para se manter no caminho certo. Se você publicar uma boa quantidade de conteúdo, poderá contratar uma equipe de gerenciamento de conteúdo para cuidar do trabalho. As ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas também são úteis para agendar e publicar conteúdo com eficácia. 

8. Escolha o sistema de gerenciamento de conteúdo certo

As estratégias de conteúdo mais eficazes incorporam vários elementos para trazer resultados. O gerenciamento de conteúdo inclui criação, publicação e análise de conteúdo. Se você deseja criar um plano de marketing de conteúdo bem-sucedido, precisa investir em um sistema de gerenciamento de conteúdo confiável . Isso oferece a você um único local para criar, gerenciar, rastrear e analisar seu conteúdo. Também permite medir seus resultados para garantir que você sempre tenha a estratégia mais eficaz. 

9. Publicar, gerenciar e medir

Distribuição e marketing são algumas das últimas etapas da sua estratégia de conteúdo. Se você deseja obter os melhores resultados, precisa garantir que isso seja tratado corretamente. Um processo típico para publicar, gerenciar e medir seu conteúdo é o seguinte:

  • Crie seu conteúdo com base em sua pesquisa. 
  • Use uma ferramenta de terceiros ou uma boa equipe de marketing digital para definir um cronograma para compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais. 
  • Aproveite o marketing por e-mail para distribuir conteúdo de formato longo aos assinantes. 
  • Fique de olho nos influenciadores que mencionam seu conteúdo e capitalizam esse engajamento. 

Acompanhe o sucesso de sua estratégia de conteúdo analisando seus KPIs para ver quais metas você atingiu. Monitore o Google Analytics, use uma ferramenta de rastreamento de terceiros ou converse com sua equipe de marketing digital para ver o desempenho do seu conteúdo. 

10. Avalie e otimize

Por fim, é essencial analisar seu conteúdo para ver onde você pode melhorar sua estratégia. Monitore o desempenho de diferentes tipos de conteúdo para você. Avalie o conteúdo com melhor desempenho para ver como você pode otimizar o conteúdo que não apresenta. Ao avaliar seu progresso, você poderá otimizar seu marketing de conteúdo periodicamente para manter seu progresso no caminho certo. 

Agora que você tem algumas dicas práticas para ajudar a criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, é hora de começar a trabalhar! Se precisar de ajuda para criar uma estratégia de conteúdo ou aprimorar seu plano atual, estamos aqui para ajudar! Entre em contato com nossa equipe para criar uma estratégia que ajude a expandir seus negócios e exceder suas metas de receita. 

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