breve resumo

Python (pronúncia: páiton) é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente, possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem, como um todo, não é formalmente especificada. O padrão na pratica é a implementação CPython.
A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. 

Python é uma linguagem de propósito geral de alto nível, multiparadigma, suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural. Possui tipagem dinâmica e uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens. Devido às suas características, ela é utilizada, principalmente, para processamento de textos, dados científicos e criação de CGIs para páginas dinâmicas para a web. Foi considerada pelo público a 3ª linguagem “mais amada”, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow em 2018 e está entre as 5 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.

Muitos programadores, de forma equivocada, acabam polarizando o desenvolvimento de sistemas nas linguagens: Java e C#. Ao fazer isso, deixam de perceber que a programação não evolui de forma dependente do avanço dessas tecnologias. Ambas são ótimas opções, mas estão longe de serem as melhores alternativas para tudo. Na verdade, a cada ano, novas linguagens são criadas com diferentes características e diferentes propósitos, atendendo, de forma cada vez mais precisa, determinados tipos de projeto.
Como você pôde notar, o Python é uma linguagem interpretada e fracamente tipada (não precisamos declarar o tipo de uma variável, por exemplo). Além disso, é uma linguagem de propósito geral. Portanto, pode ser utilizada para solucionar qualquer tipo de problema, o qual pode ser atendido com um sistema desktop, para a web ou mobile. 
Vamos ver como é o Hello World em Python. Para isso, abra o shell do Python e digite o texto abaixo (não esqueça de apertar enter no final):

				
					>>> print("Hello, World!")
Hello, World!
				
			

Copyright © 2022 por Elemento Digital – Política de privacidade | Mapa do site

Garantimos 100% de segurança de suas informações. Não compartilharemos os detalhes fornecidos acima com ninguém. Seu e-mail não será usado para spam.

Em que podemos ajudar?