breve resumo

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Em 2008 o Java foi adquirido pela empresa Oracle Corporation. Diferente das linguagens de programação modernas, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (Java Virtual Machine, mais conhecida pela sua abreviação JVM). A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não é a sua única linguagem. J2ME para programas e jogos de computador, celular, calculadoras, ou até mesmo o rádio do carro.

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, você provavelmente já teve contato com essa linguagem de programação e nem imagina. 

Uma linguagem de programação Java permite que você escreva instruções para serem executadas pelos computadores. Essas instruções construídas em Java são chamadas de software, popularmente conhecido como programa de computador. 

Em resumo, software é o que permite a você controlar o hardware. Quando falamos de computador, devemos ter em mente que existem desde computadores grandiosos, até microcomputadores.  

A principal função do Java é construir aplicações em rede, como jogos e programas. Ou seja, um programador Java consegue projetar softwares que podem ser operados e distribuídos em múltiplas plataformas, como mac, windows e linux sem a necessidade de modificá-los e, inclusive, sem pensar na arquitetura da máquina.

Por que utilizar Java?

A escolha da linguagem de programação é uma decisão crucial na carreira de um programador, afinal, existem inúmeras linguagens de programação e algumas foram construídas para propósitos específicos, enquanto outras foram desenvolvidas única e exclusivamente para desenvolver páginas na internet.

Java é uma das poucas linguagens de programação que você pode utilizar para construir praticamente qualquer coisa

Um dos principais fatores que levam as pessoas a escolherem esse tipo de linguagem é a facilidade de aprender, além de ser extremamente poderosa, permitindo a você fazer vários tipos de programas com diferentes propósitos. 

Vamos ao nosso Hello World em Java.

 

				
					public class hello {

public static void main (String arg []){
	System.out.println("hello world");
}
}
				
			

Copyright © 2022 por Elemento Digital – Política de privacidade | Mapa do site

Garantimos 100% de segurança de suas informações. Não compartilharemos os detalhes fornecidos acima com ninguém. Seu e-mail não será usado para spam.

Em que podemos ajudar?