breve resumo

Linguagem de Programação Go

Go é uma linguagem de programação criada pela Google e lançada em código livre em novembro de 2009. É uma linguagem compilada e focada em produtividade e programação concorrente, baseada em trabalhos feitos no sistema operacional chamado Inferno. Acredita-se que ela possa substituir o Java no futuro. Afinal, a linguagem é conhecida por ser mais simples e prática.
Go é uma linguagem explicitamente projetada, destinada a resolver problemas com linguagens e ferramentas existentes, enquanto aproveita nativamente as arquiteturas de hardware modernas. Ela foi projetada não só com equipes de desenvolvedores em mente, mas também com equipes de manutenção a longo prazo.
Usar “Golang” facilita a pesquisa relacionada a essa linguagem. Boa parte dos artigos no medium e respostas no Stackoverflow usa essa nomenclatura informal para evitar ambiguidade na indexação em sites de busca. Já que Go é uma palavra em inglês de uso comum ao contrário de Python e Javascript.

A alta eficiência da linguagem permite que os serviços desenvolvidos processem volumes maiores de informação. Processos como o envio de e-mails, importações de dados e os serviços de API se beneficiaram das características únicas dessa linguagem. Ao trabalhar tirando máximo proveito de recursos como CPU, memória, armazenamento e tráfego de rede, atividades que antes precisavam ser feitas de forma procedural, ou seja, uma depois da outra, passaram a ser feitas concomitantemente. Isso gerou ganhos na performance e melhorias na forma de pensar os processos.

O idioma é chamado Go ou Golang?

A linguagem é chamada de Go. O apelido “golang” surgiu porque o site era originalmente golang.org . (Não havia domínio .dev então.) Muitos usam o nome golang, e é útil como um rótulo. Por exemplo, a tag do Twitter para o idioma é “#golang”. O nome do idioma é simplesmente Go, independentemente.

O Google está usando Go internamente?

Sim. Go é amplamente utilizado em produção dentro do Google. Um exemplo fácil é o servidor por trás do golang.org . É apenas o godoc servidor de documentos em execução em uma configuração de produção no Google App Engine .

Uma instância mais significativa é o servidor de download do Google, dl.google.com, que fornece binários do Chrome e outros grandes instaláveis, como apt-get pacotes.

Go não é a única linguagem usada no Google, longe disso, mas é uma linguagem chave para várias áreas, incluindo engenharia de confiabilidade do site (SRE) e processamento de dados em larga escala.

Copyright © 2022 por Elemento Digital – Política de privacidade | Mapa do site

Garantimos 100% de segurança de suas informações. Não compartilharemos os detalhes fornecidos acima com ninguém. Seu e-mail não será usado para spam.

Em que podemos ajudar?