logomarca

SEO - Search Engine Optimization

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Elemento Digital.

A equipe da Elemento Digital está à sua disposição!

seo

Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google (e outros buscadores) procuram indexá-la de modo que seja encontrada por quem a procura. Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet e isso faz com que haja bastante concorrência.

Portanto, como fazer com que uma página fique à frente de outras? E aí que entra o SEO (Search Engine Optimization).
Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Como o Google funciona

Já parou para pensar em tudo o que acontece entre você digitar a sua pesquisa e clicar nos resultados do Google? O que acontece nesse período é o segredo do sucesso do gigante das buscas.
A qualidade e a velocidade da sua classificação transformou a empresa no maior buscador do mundo, massacrando os concorrentes, mesmo com a participação somada.

Rastreamento, indexação e exibição de resultados

Esses são os 3 principais processos de retorno de pesquisa. O rastreamento é o processo em que os robôs do Google (chamado de Googlebot) identificam as páginas para enviar ao índice do buscador. Para isso, os robôs usam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas.

O processo inicia com as URLs geradas a partir de processos anteriores de rastreamento e enriquecida com os sitemaps. Conforme visita as páginas, o Googlebot identifica links existentes e também inclui na lista de rastreamento. Novos sites, alterações e exclusões são detectados e atualizados durante o processo.

Em seguida ocorre a indexação, na qual o Googlebot processa cada uma das páginas rastreadas para incluí-las no seu índice. Aqui são indexadas informações como conteúdo da página, data da publicação, região da publicação, título, descrição e dados estruturados.

Assim, quando ocorre uma consulta, uma pesquisa de páginas correspondentes é feita no índice do Google, exibindo os resultados mais relevantes. E não é uma relevância baseada em achismos: ela é determinada por mais de 200 fatores de ranqueamento.

No processo de busca também existe o preenchimento automático do Google e o clássico “Você quis dizer…”, feitos para poupar tempo, corrigir erros e auxiliar na busca.

Algoritmo e atualizações

Mesmo que você nunca tenha trabalhado com SEO, provavelmente já ouviu falar do algoritmo do Google ou de redes sociais como Facebook e Instagram.
Esses algoritmos são responsáveis para filtrar o que é mais relevante para você e não simplesmente jogar todo o conteúdo disponível na página, sem nenhum critério de classificação.

O Google usa mais de 200 fatores de ranqueamento para definir a ordem das páginas apresentadas ao usuário para cada busca realizada. Para melhorar cada vez mais as informações apresentadas ao usuário e sua relevância, esse algoritmo está em constante atualização.

Fatores de ranqueamento do Google

Como mencionado no tópico anterior, o Google define a priorização e a relevância dos resultados baseado em mais de 200 fatores de ranqueamento. Todos os anos várias pesquisas são feitas para tentar desvendar todos os fatores utilizados.

A Backlinko fez uma lista com os 200 fatores de ranqueamento, sendo que os 10 principais fatores apresentados foram:

  • Page Authority/Pagerank: a autoridade da página é considerado um fator de ranqueamento extremamente relevante.
  • Autoridade do domínio: páginas que fazem parte de um domínio com mais autoridade na internet tem mais chances de um melhor posicionamento.
  • Relevância de links: receber links de sites de assuntos do seu universo é muito melhor que de outros sites.
  • Conteúdo original e de qualidade: os buscadores querem apresentar resultados de sites que têm conteúdos robustos e originais, por isso priorizam eles.
  • Tamanho do conteúdo: conteúdos maiores são considerados menos superficiais sobre o assunto e geralmente possuem preferência.
  • Palavra-chave no título: possui uma grande influência na avaliação on-page.
  • Palavra-chave no conteúdo: ter a palavra-chave presente nas primeiras 100 palavras e também em subtítulos apresentam fortes sinais de relevância ao Google.
  • Tempo de permanência na página: o Google presta muita atenção em como as pessoas se comportam quando acessam os sites que apresenta.
  • Velocidade de carregamento da página: quanto mais leve for a sua página, melhor ranqueada ela será.
  • Design responsivo: o Google já prioriza há algum tempo em dispositivos móveis sites que são adaptados para eles.
 

Reivindicação de dados. O segredo por trás do SEO local

Conseguir uma posição superior nos resultados do mecanismo de pesquisa do Google pode ser um esforço exaustivo para muitas empresas locais que atendem a uma área ou região específica. Uma empresa pode dominar os resultados da pesquisa com uma estratégia bem planejada.

Portanto, as pequenas empresas devem “lutar”todos os dias para ganhar essa posição superior, ou jogar a toalha se não procurar uma agência com um especialista em SEO inteligente na equipe.

Você pode ouvir os pessimistas que sugerem não depender do Google o quanto quiser, mas a realidade é que o tráfego de pesquisa orgânica é o meio principal com o menor custo de longo prazo e o mínimo de esforço necessário (se feito com sabedoria).

Reivindicação de dados comerciais

Então, por que exatamente reivindicar suas informações comerciais é tão importante? Simples: os mecanismos de pesquisa e os diretórios de negócios são baseados em dados precisos sobre o seu negócio.

Muitos sites compram seus dados de terceiros, chamados de “provedores de dados”, e realizam a higienização rotineira do banco de dados para garantir que estão compartilhando as informações mais atualizadas possíveis.

Essas listagens podem mais tarde ser fontes de tráfego de referência relativamente gratuito para o resto da vida.
Se você tiver sorte, colherá os benefícios de SEO local de ter milhares de instâncias de seus dados para os rastreadores da Web encontrarem e adicionarem à “conta bancária de popularidade” virtual de sua empresa, usada em seus algoritmos de classificação.

É um assunto que poderíamos escrever milhares de linhas e ainda haveriam dúvidas. Resumindo – contrate um especialista se quiser que sua empresa apareça. Dúvidas, Clique aqui e fale conosco.
Fonte: RD

 
 
 
 
Em que podemos ajudar?