breve resumo

Linguagem de Programação Dart

Dart é uma linguagem de script voltada à web desenvolvida pela Google. Ela foi lançada na GOTO Conference 2011, que aconteceu de 10 a 11 de outubro de 2011 em Aarhus, na Dinamarca. O objetivo da linguagem Dart foi inicialmente a de substituir a JavaScript como a linguagem principal embutida nos navegadores.

Dart é uma linguagem de programação multiparadigma utilizada para desenvolvimento de aplicações web, aplicações móveis e de desktop. A linguagem Dart permite que o código criado rode tanto no lado do cliente quanto no servidor.

No site oficial, a Dart é definida como uma linguagem otimizada para clientes, desenvolvida para criação de aplicações rápidas em qualquer plataforma.

A Criação da Dart

Conforme mencionado acima, ela surgiu em 2011, e foi criada pela Google. A Dart foi introduzida por seus criadores, Lars Bak e Kasper Lund, na conferência GOTO – realizada na Dinamarca.

A partir daí, a linguagem Dart passou por diversos testes realizados por um comitê técnico da ECMA (European Computer Manufacturers Association, ou Associação Europeia de Fabricantes de Computadores), a fim de verificar o funcionamento e aprovar a linguagem para que seja liberada e padronizada.
A criação da Dart veio da necessidade de unir front-end, aplicações móveis e o lado do servidor. Além de possibilitar a criação de aplicativos nativos, móveis e web, ela permite a criação de aplicações de página única — que permitem a navegação por diferentes telas sem necessariamente carregar uma nova página. 

Já sabemos que a linguagem de programação Dart é de código aberto, orientada a objetos e multiparadigma, mas ela ainda possui outras características centrais, como:

  • É baseada em compilações de códigos JavaScript. 
  • Suporta uma variedade de recursos de programação, como interfaces, classes abstratas, coleções.
  • Sua sintaxe é baseada na linguagem C
  • É flexível, podendo ser executada em ambientes nativos e em ambientes web (ou seja, tanto em aplicações móveis e desktop, quanto em aplicações online que utilizam frameworks). 
  • Pode ser compilada em código nativo ou JavaScript.
  • Baseada em classes.
  • Comporta análises estáticas.
  • No desenvolvimento de aplicações web, conta com suporte a JavaScript, bibliotecas, HTML e CSS. 
  • Otimizada para interface de usuário.

O suporte ao Dart é garantido pelo Google que criou e mantém essa linguagem, bem como pela comunidade, visto que o Dart é um projeto gratuito e open source. Atualmente um dos maiores projetos onde ele é utilizado é o Google Ads, em suas versões web/mobile.

Copyright © 2022 por Elemento Digital – Política de privacidade | Mapa do site

Garantimos 100% de segurança de suas informações. Não compartilharemos os detalhes fornecidos acima com ninguém. Seu e-mail não será usado para spam.

Em que podemos ajudar?