Social Media Marketing

Marketing de mídia social é o uso de plataformas de mídia social e sites para promover um produto ou serviço. Embora os termos e-marketing e marketing digital ainda sejam dominantes, o Marketing de Mídia Social está se tornando mais popular para profissionais e pesquisadores.

Criamos estratégias para você se relacionar com seu público-alvo

Produção de Conteúdo, Métricas, Uso de Influenciadores, Gerenciamento de Crise, Segmentação de Público.

O Marketing de Mídia Social é o uso de plataformas de mídia social e sites para promover um produto ou serviço. Embora os termos e-marketing e marketing digital ainda sejam dominantes, o Marketing de Mídia Social está se tornando mais popular tanto para os profissionais quanto para os pesquisadores. A maioria das plataformas de mídia social possui ferramentas integradas de análise de dados, que permitem que as empresas acompanhem o progresso, o sucesso e o envolvimento de campanhas publicitárias. As empresas se dirigem a diversas partes interessadas por meio do Marketing de Mídia Social, incluindo clientes atuais e potenciais, funcionários atuais e potenciais, jornalistas, blogueiros e o público em geral. Em nível estratégico, o Marketing de Mídia Social inclui o gerenciamento de uma campanha de marketing, governança, definição do escopo (por exemplo, uso mais ativo ou passivo) e o estabelecimento da "cultura" e "tom" da mídia social desejada de uma empresa.
Os sites de redes sociais permitem que indivíduos, empresas e outras organizações interajam entre si e construam relacionamentos e comunidades on-line. Quando as empresas se unem a esses canais sociais, os consumidores podem interagir diretamente com eles. Essa interação pode ser mais pessoal para os usuários do que os métodos tradicionais de marketing externo e publicidade. Sites de redes sociais atuam de "boca em boca". A capacidade da internet de atingir bilhões em todo o mundo deu ao "boca-a-boca" on-line uma voz poderosa e de longo alcance. A capacidade de mudar rapidamente os padrões de compra e a aquisição e atividade de produtos ou serviços para um número crescente de consumidores é definida como uma rede de influência. Sites de redes sociais e blogs permitem que os seguidores "retweetem" ou "republiquem" comentários feitos por outros sobre um produto sendo promovido, o que ocorre com bastante frequência em alguns sites de mídia social. Ao repetir a mensagem, as conexões do usuário podem ver a mensagem, atingindo, assim, mais pessoas.
Como as informações sobre o produto estão sendo divulgadas e estão sendo repetidas, mais tráfego é trazido para o produto / empresa. Os sites de redes sociais baseiam-se na criação de comunidades virtuais que permitem aos consumidores expressar suas necessidades, desejos e valores on-line. O Marketing de Mídia Social conecta esses consumidores e públicos-alvo a empresas que compartilham as mesmas necessidades, desejos e valores. Através de sites de redes sociais, as empresas podem manter contato com seguidores individuais.
Essa interação pessoal pode incutir um sentimento de lealdade aos seguidores e clientes em potencial. Além disso, ao escolher quem seguir nesses sites, os produtos podem atingir um público-alvo muito restrito. Os sites de redes sociais também incluem muitas informações sobre os produtos e serviços em que os possíveis clientes podem se interessar. Com o uso de novas tecnologias de análise semântica, os profissionais de marketing podem detectar sinais de compra, como conteúdo compartilhado por pessoas e perguntas publicadas on-line. Uma compreensão dos sinais de compra pode ajudar as pessoas de vendas a atingir os clientes em potencial e os profissionais de marketing relevantes que geram campanhas segmentadas.



Um bom posicionamento nas redes sociais fortalece sua marca, aumenta suas chances de sucesso e minimiza os efeitos de uma crise. Antes de falarmos sobre cada uma das redes sociais, é importante destacar alguns pontos que podem ser aplicados a todos os canais, e que devem ser levados em consideração ao pensar a estratégia de social media como um todo.
Ter objetivos claros
Por que sua empresa está nas redes sociais? Para conseguir traçar boas estratégias e atingir resultados positivos é preciso ter objetivos bem definidos e saber onde quer chegar. Estabelecer metas ajuda a direcionar esforços e aproveitar melhor o potencial de cada rede.
Definir quais redes usar
Investir em redes sociais não significa estar em todas elas. É importante avaliar qual é a melhor rede para o seu negócio. Você pode apostar, por exemplo, nos canais em que seu público está presente, além de escolher as redes cujas características e recursos tenham mais similaridades com a sua empresa.
Ter um profissional responsável pelas redes sociais
Não crie uma rede social sem saber se a sua empresa tem condições de mantê-la. É preciso designar profissionais para atualizar conteúdos e gerenciar os canais. Outra opção é a contratação de agências especializadas em Marketing Digital e Social Media.
Escolher uma ferramenta de gerenciamento
Ferramentas que possibilitam o gerenciamento de várias redes sociais ao mesmo tempo e o agendamento de posts otimizam o tempo e aumenta a sua produtividade. A automatização dos processos operacionais permite que você tenha mais tempo para trabalhar o papel estratégico das redes sociais para sua empresa.
Integrar as diferentes redes
Um bom trabalho de social media integra os diferentes canais e possibilita uma divulgação alinhada de informações. Integrar, no entanto, não significa replicar os conteúdos em todas as redes. É importante usar a linguagem e o formato que seja mais adequado para cada canal, aproveitando as possibilidades e particularidades das diferentes redes sociais.
Monitorar e analisar
As principais redes sociais são gratuitas e oferecem possibilidades de crescimento orgânico. Mas isso não quer dizer que não se gasta nada para obter resultados positivos. O investimento em mídia paga é essencial, e a otimização de campanhas e anúncios é crucial para o crescimento da sua marca na internet.
Investir em anúncios
O gerenciamento de redes sociais não se resume a atualização de conteúdos. O monitoramento de canais e a avaliação de resultados são etapas importantes nas estratégias de social media. Monitorar suas redes permite a construção de relacionamento com seus seguidores, já a análise é crucial para saber se está no caminho certo e definir suas próximas ações.



Criar estratégias de conteúdo
Antes de criar e compartilhar conteúdos, defina quais são os pilares da comunicação da sua página e os tipos de postagens que serão produzidas.
Montar planejamento e cronograma
Ter um planejamento de conteúdo e um cronograma de postagens bem definido otimiza o seu trabalho e garante mais agilidade na hora de colocar em prática.
Manter frequência das postagens
A atenção com a periodicidade é essencial para manter a consistência do trabalho e valorizar os canais.
Responder seguidores
Respostas rápidas para mensagens e comentários demonstram a preocupação da sua empresa e geram empatia com seus seguidores.
Estimular interações
Crie conteúdos que estimulem interações dos seus seguidores. Enquetes e conteúdos que peçam a contribuição das pessoas são algumas das ações que aumentam o engajamento do seu público.
Envolver a equipe
O Facebook prioriza cada vez mais as postagens de usuários. Por isso, envolva sua equipe e incentive o compartilhamento dos conteúdos da sua página em seus perfis pessoais.
Investir em grupos
Criar e participar de grupos sobre assuntos relacionados ao seu negócio ajuda a alcançar mais usuários e gerar mais discussões. Mas tome cuidado e evite falar apenas sobre seus produtos e serviços.
Criar anúncios
Com as mudanças recentes do Facebook, é cada vez mais importante impulsionar conteúdos e criar anúncios. Por isso, inclua a mídia paga do Facebook no seu orçamento.
Testar segmentações e formatos
Uma das principais vantagens dos anúncios do facebook é a possibilidade de segmentar o seu público. Por isso, direcione seus investimentos para quem possui um perfil mais vantajoso para o seu negócio. Além disso, testar formatos de anúncios ajuda a otimizar investimentos e garantir os melhores resultados.
Analisar estatísticas
Acompanhar as estatísticas da sua página ajuda encontrar as postagens que tiveram um desempenho melhor, identificar o que funcionou ou não e realinhar estratégias para suas próximas ações na rede social.



Ter um link clicável no seu perfil
O perfil da sua empresa deve ter uma descrição clara e objetiva da sua marca. Além disso, o perfil (bio) do Instagram possui uma espaço para adicionar um link único que precisa fazer com que os usuários cheguem até o seu site.
Postar fotos inéditas e interessantes
Não adianta postar no Instagram as mesmas fotos de produtos que estão no seu site, por exemplo. O apelo visual é um dos principais focos da rede, por isso, compartilhe imagens realmente interessantes e que chamem a atenção do usuário.
Usar hashtags
O uso adequado de hastags ajuda os usuários a encontrarem suas postagens mais facilmente e atrai mais seguidores para sua página.
Responder comentários
Responder comentários e mensagens dos seus seguidores humaniza sua marca e estreita o relacionamento com seus seguidores.
Estimular a interação dos seguidores
Incentive seus seguidores a postar suas hashtags, marcar sua página ou fazer check-in. Além disso, você também pode fazer perguntas ou pedir contribuições que gerem comentários na sua publicação.
Criar anúncios
Anúncios do instagram permitem a inserção de links com botões personalizáveis, por isso aproveite para redirecionar o usuário para seu site, blog ou loja.
Investir no Instagram Stories
Com postagens que duram 24 horas, o Stories é o espaço ideal para postar conteúdos como participação em feiras e eventos, visitas especiais a empresa, festividades, ações de marketing fora da empresa e entregas de prêmios.
Aproveitar os recursos do Stories
Aproveite funcionalidades do Stories como enquetes, transmissões ao vivo e links, além da possibilidade de fixar os destaques do Stories no seu perfil.
Analisar resultados
Analise os resultados da sua página para identificar o que funcionou ou não e realinhar estratégias para suas próximas ações na rede social.



Seguir perfis interessantes para o seu negócio
Fazer uma busca avançada por hashtags, palavras chave e até mesmo por localização ajuda a encontrar usuários interessados em assuntos relacionados à área de atuação da sua empresas.
Mencionar outros perfis
O relacionamento com outros perfis - seja de clientes, empresas parceiras ou veículos de mídia, por exemplo, também ajuda a aumentar o alcance e a reputação da sua marca no Twitter.
Focar na novidade
Uma das principais características do Twitter é ser instantâneo e dinâmico, por isso aproveite a rede para divulgar novidades e lançamentos. Além de conteúdos relacionados ao que está acontecendo no mercado ou na sociedade naquele momento.
Manter frequência
O caráter de atualidade do Twitter faz com que a necessidade de manter a frequência das postagens seja ainda maior. Além disso, a presença constante na rede social demonstra que sua empresa está sempre atualizada sobre o mercado e a sociedade.
Usar hashtags
As hashtags surgiram no Twitter e ainda possuem grande relevância dentro da rede. São ideiais para agrupar informações sobre determinado assunto e ajudam o usuário a encontrar a conta da sua empresa.
Interagir com seguidores
O Twitter é uma das redes mais usadas pelos usuários para tirar dúvidas e fazer reclamações sobre produtos e serviços. Por isso, ter agilidade e transparência nas respostas pode ajudar a reverter situações de crises em oportunidades de relacionamento.
Postar fotos e vídeos
Use os recursos que o Twitter oferece e aproveite o apelo visual de fotos, gifs e vídeos.
Usar links para os conteúdos do seu site
O Twitter é um canal ideal para compartilhar posts do seu blog e materiais novos para atrair mais visitantes para o seu site e gerar mais leads.
Promover conta e tweets
Além do conteúdo orgânico, o Twitter também oferece opções de mídia paga. O Twitter Ads oferece tanto a opção de promover tweets específicos, quanto a sua conta na rede social.



Personalizar URL para melhor rankeamento
Otimizar a URL da sua página é fundamental para torná-la mais amigável para os usuários da rede e para os motores de busca.
Descrever o seu negócio de modo detalhado
O Linkedin oferece muitos campos de preenchimento de informações sobre a sua empresa. Aproveite cada um desses espaços para fornecer informações sobre tamanho da empresa, localização, e principalmente, especializações. Configurar corretamente a sua página e organizar as informações demonstra o profissionalismo do seu negócio.
Criar e participar de grupos relacionados ao seu negócio
Os grupos do Linkedin são muito úteis para empresas e profissionais compartilharem conteúdos, vagas e contatos, além de de responderem dúvidas e trabalharem a imagem da empresa na rede social.
Compartilhar conteúdos relevantes para a construção de marca
Por ser uma rede social focada em profissionais, o Linkedin tem um público mais qualificado e propenso a consumir conteúdos de marcas e empresas. Aproveite a página da sua empresa para divulgar novidades do seu negócio, além de posts do seu blog e conteúdos novos.
Incentivar sua equipe a manter perfis atualizados
Perfis profissionais atualizados e com informações relacionadas a sua página também contribuem para aumentar a relevância da sua empresa no Linkedin. Envolva sua equipe e incentive os profissionais a manterem seus perfis atualizados.
Interagir com influenciadores
Interagir com influenciadores do Linkedin e personalidades relevantes para o seu negócio ajuda a fortalecer a sua marca. Além disso, a participação ativa na rede e os conteúdos de qualidade também contribuem para que você também se torne uma referência no Linkedin.
Acompanhar as notícias do seu setor pelo Linkedin Pulse
O Linkedin Pulse concentra os artigos mais populares da rede social. Por isso, siga influenciadores e canais relacionados com a área de atuação da sua empresa e fique por dentro das principais novidades do setor.
Pesquisar seus clientes
Pesquisar possíveis clientes no Linkedin permite reunir informações detalhadas sobre a empresa que podem ser úteis no momento da prospecção. Além disso, demonstram que sua empresa tem interesse e preocupação em conhecer melhor o trabalho dos seus prospects.



Otimizar rankeamento
O Youtube tem grande relevância no rankeamento das buscas na internet, por conta disso, é fundamental que você crie descrições de vídeos detalhadas e faça uso de tags. Dentro das estratégias de SEO também é muito importante estar atento aos títulos.
Criar títulos interessantes
Os títulos dos vídeos são um dos aspectos mais importantes para que os usuários encontrem e assistam a seus vídeos. Por isso, é importante criar títulos que chamem atenção - mas que não sejam apelativos e sensacionalistas-, que sejam claros e concisos e que contenham palavras-chave adequadas.
Criar visual atrativo
Junto com o título, a capa do vídeo ou a thumbnail é um dos elementos mais importantes do seu vídeo, que é a primeira coisa que chama a atenção dos usuários do Youtube. Por isso, crie thumbnails visualmente atrativos para os seus vídeos.
Investir em qualidade do audiovisual
Não basta que seus vídeos tenham um conteúdo relevante, a qualidade também deve estar presente nos aspectos técnicos de áudio e imagem. Você não precisa usar equipamentos caros um muito sofisticados, mas é preciso garantir que os materiais tenham um aspecto profissional e fácil de ser consumido.
Estimular inscrições e interações
Participar de discussões nos comentários e pedir sugestões para novos vídeos são algumas formas de interagir com seu público e passar a ideia de que você valoriza sua contribuição. Essa prática motiva novas inscrições e maior interesse de quem já acompanha seus conteúdos.
Criar playlists
Criar playlists é fácil e contribui muito para organizar seus vídeos e ajudar o usuário a encontrar mais facilmente os conteúdos que procura.
Incorporar vídeos do youtube no seu site
Aproveite para integrar o Youtube aos conteúdos do seu site ou blog. Incorpore seus vídeos aos posts e materiais produzidos e ofereça conteúdo integrado e com formato diversificado.
Criar anúncios
Anunciar no Youtube é importante para atrair mais pessoas para o seu canal, e a plataforma oferece várias possibilidades com diferentes formatos de anúncio. Invista no que for mais adequado para o seu negócio, mas lembre-se de que anúncios curtos tem maior potencial de atração sem atrapalhar a experiência do usuário.



Não ignorar a rede social
O Google + não morreu. A rede social nunca alcançou grande popularidade, mas continua sendo importante para o Google. Ou seja, mesmo que ninguém mais te siga, o Google vai seguir.
Trabalhar ranqueamento do Google
A rede social é uma poderosa ferramenta para melhorar o SEO (otimização para os buscadores) do seu site. Todo o conteúdo postado no Google+ é indexado ao Google e aparece nas buscas dos usuários. Dessa forma, a publicação de conteúdos de qualidade na rede social ajuda o Google a identificar sua empresa como uma autoridade dentro da sua área de atuação.
Aproveitar a integração com outros recursos do Google
A integração com outros recursos do Google é uma vantagem importante do Google+. Atualizar informações de endereço na rede social ajuda os usuários a encontrar - e ter mais informações sobre - a empresa no Google Maps, por exemplo.

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